Novidades

Cirurgia de incisão única (Single - Port)

Cirurgia de incisão única

“Ao realizar um procedimento cirúrgico através de uma única e pequena incisão no umbigo, a cirurgia minimamente invasiva se eleva para um novo nível.”

Dr. Oscar Barrozo Marra

 

O que é Cirurgia Single-Port ?

Cirurgia de portal único é a cirurgia que, literalmente, é realizada através de um único portal - ou incisão - no umbigo do paciente. É uma forma de cirurgia videolaparoscópica minimamente invasiva. Na cirurgia laparoscópica tradicional um instrumental conectado a uma câmera de vídeo, ou laparoscópio, é inserido através de uma pequena incisão no abdômen. Três ou mais pequenas incisões são feitas e usadas como " portais ", em que instrumentos são inseridos para remover uma vesícula, por exemplo, ou a reparação de uma hérnia. Na cirurgia de portal único uma única incisão no umbigo do paciente é necessária para realizar todo o procedimento. A cirurgia laparoscópica geralmente resulta em menos complicações e uma recuperação mais rápida. Os pacientes muitas vezes podem retornar para casa no mesmo dia.

Quais são as vantagens e desvantagens da cirurgia Single-Port ?

O principal ganho com a técnica de portal único reside no fato de ser minimamente invasiva e agredir ao mínimo a parede abdominal, podendo reduzir complicações que ocorrem após a cirurgia aberta e, mesmo a cirurgia laparoscópica tradicional abdominal. Além de considerável ganho estético, pois se trata de pequena incisão realizada dentro do umbigo, ficando praticamente imperceptível. Para o cirurgião, a abordagem de porta única é mais exigente do que a laparoscopia tradicional, pois o cirurgião tem menos liberdade de movimento utilizando o mesmo ponto de entrada. Instrumentos modernos e especialmente concebidos para estas cirurgias contribuem para superar essa limitação.

Que procedimentos podem ser feitos usando o Método Single-Port ?

Apendicectomia (cirurgia de apêndice)

Colecistectomia (cirurgia de vesicula)

Histerectomia (cirurgia de útero)

Ooforectomia (cirurgia de ovário)

Cirurgia de obesidade

Cirurgia de refluxo

Cirurgia de hérnia Esplenectomia (cirurgia de baço)

Colectomia (cirurgia de cólon)

Quem é um candidato para a cirurgia Single-Port ?

Os pacientes considerados para cirurgia laparoscópica também podem ser candidatos para um procedimento de portal único. Os doentes podem não ser elegíveis se tiveram cirurgias abdominais principais múltiplas ou são obesos mórbidos, pois ambas as situações podem limitar os procedimentos.

Cirurgia de incisão única
« voltar