Home » Novidades » Balão intragástrico

Novidades

Balão intragástrico

O BALÃO GÁSTRICO é uma prótese composta de silicone e preenchida com  ar ou uma solução líquida. Colocado no interior do estômago através de endoscopia digestiva alta, portanto, não há cirurgia nem anestesia, somente sedação. Procedimento realizado ambulatorialmente, sem internação hospitalar. Proporciona preenchimento do estômago, causando uma redução do "volume gástrico”. Determina assim sensação de saciedade precoce e com isso a diminuição do consumo de alimentos, facilitando a adaptação a uma dieta hipocalórica associada a uma mudança na rotina de vida, incluindo exercícios. É necessário, portanto, uma programação conjunta de trabalho com equipe médica e multidisciplinar.

Nos primeiros dias após a colocação do balão o paciente pode apresentar desconforto abdominal, náuseas e até vômitos, que são prontamente combatidos com medicamentos prescritos logo após a colocação do balão. Em casos de sintomas extremos pode ser necessária internação hospitalar. Por seu desgaste natural associado a agressão do suco gástrico, o balão deve ser retirado após 6 meses, pois é constituído de material que sofre risco de degradação. Portanto, torna-se método temporário no tratamento da obesidade.

BALÃO INTRAGÁSTRICO é indicado:
  • Em "superobesos" que necessitam perder peso antes de se submeterem à cirurgia, devido ao alto risco cirúrgico.
  • Para o tratamento da obesidade a pacientes com peso superior a 40% do seu peso ideal.
  • Para pacientes que tiveram maus resultados com o tratamento clínico da obesidade (mesmo com um programa de controle multidisciplinar supervisionado).
  • Para substituir tratamentos clínicos com anorexígenos e seus efeitos colaterais, bem como tratamentos em SPAS, permitindo ao paciente emagrecer, mantendo-se em suas atividades normais.
Vantagens:
-Método endoscópico, rápido e sem incisões abdominais;
-Risco baixo quando comparado aos métodos cirúrgicos;
-Bons resultados quando associado a acompanhamento multidisciplinar:
-Dieta e atividade física;
-Indicado também para preparo de super-obesos para cirurgia.

Desvantagens:
-Custo;
-Necessidade de retirada em 6 meses;
-Perda média de peso em torno de 10 - 20% do peso total.

obesidade-19016619.jpg

TERMO DE CONSENTIMENTO PARA COLOCAÇÃO DE BALÃO INTRAGÁSTRICO

Baixe aqui e Imprima o termo de consentimento
Baixe aqui e Imprima o termo de consentimento

FONE: 62 3250 9472 - FAX: 62 3250-9477 - RUA T-29. NO:358 - ED. BUENO MEDICAL CENTER - SALAS 701/703/705 - SETOR BUENO - CEP: 74210-050 - Goiânia - GO
ILION.com.br